2016/01/27

Leguminosas



Na sua 68ª sessão a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas.
O Ano Internacional da Leguminosas pretende sensibilizar o público para os benefícios nutricionais das leguminosas como parte de uma produção sustentável de alimentos visando atingir a segurança alimentar e nutricional. O Ano proporcionará uma oportunidade interessante para melhorar a cadeia alimentar para uma melhor utilização das proteínas derivadas das leguminosas, aumentar a produção global destes produtos hortícolas, de uma forma mais adequada tendo em conta a rotação de culturas e enfrentar os desafios alimentares e comerciais destes alimentos.

O que são as leguminosas e porque são importantes?
Leguminosas são vegetais anuais que produzem entre um e doze grãos ou sementes de tamanho, forma e cor variável dentro de uma vagem, utilizáveis para a alimentação humana e animal. O termo "produtos hortícolas" limita-se exclusivamente a culturas colhidas para grãos secos, que exclui as culturas alimentares colhidas em verde, que são classificados como vegetais e culturas utilizadas principalmente para a extração de óleos.

As leguminosas, como por exemplo as lentilhas, o feijão, as ervilhas e o grão de bico são um elemento essencial do cabaz alimentar. As leguminosas são uma fonte essencial de proteínas e aminoácidos de origem vegetal e devem ser consumidos como parte de uma dieta saudável para combater a obesidade e prevenir e ajudar a controlar doenças como a diabetes, doenças cardíacas e o cancro. São também uma importante fonte de proteína vegetal para animais.

Além disso, os feijões são leguminosas que têm a capacidade de fixar nitrogénio, o que pode ajudar a aumentar a fertilidade do solo e ter efeitos positivos sobre o meio ambiente